.

Desenho a lápis como um presente especial

 
Estivemos em Belém/PA, eu e minha esposa Sinaida, desfrutando de merecidas férias. Há algum tempo que estávamos devendo um convite feito por Sofia Cardoso (prima) para uma visita a capital paraense.
 
Em Belém ficamos hospedados na casa do premiado fotógrafo Octávio Cardoso que,  nos poucos dias de contato, se mostrou muito simpático e atencioso, nos deixando muito a vontade.
 
Apesar do pouco contato com Octávio, (pois passávamos o dia passeando ou viajando para Salinas, Mosqueiro  e Algodoal),  queríamos agradecer de uma forma especial a cortesia em nos receber em sua linda casa.
 
Foi então que resolvi fazer a caricatura do Octávio para lhe presentear com  uma lembrança diferente.
 
Como não levei minha mesa digital, sua caricatura foi feita em estilo tradicional (papel e lápis) com arte final em caneta preta.
 
Na bela ilha de Algodoal, curtindo o barulho do mar, aproveitando as primeiras horas do dia, sentei e fiz o desenho de Octavio. Começei com um esboço a lápis, traçando formas, realçando suas principais  características, destacando aquilo que torna um ser humano único. Ao mesmo tempo dando uma leve pincelada de humor.
 
Na noite de despedida de Belém, saimos para um jantar em família, na companhia de Sofia, Erika e seus filhos, Bia, Jade, Henrique e Denis. Durante o jantar falei sobre a ideia do presente e mostrei o  desenho. A aprovação foi por unanimidade.
 
No final, o toque feminino deu contorno especial ao presente. 
 
 
Sinaida, minha esposa, montou um kit, composto pelo desenho já em um porta retratos, acompanhado de um vinho português e a miniatura de uma máquina fotográfica de épocas passadas. 
 
Colocamos o kit em cima da mesa em sua sala de estar, com um bilhete de agradecimento, já que íamos sair no amanhecer do dia, e Octavio não estava em casa.
 
Para nossa surpresa Octavio tinha chegado pela madrugada e viu o presente. Na saída, no amanhecer do dia, pudemos agradecé-lo pessoalmente. 
 
Conversamos rapidamente sobre o presente em desenho. E pude comprovar a satisfação em dar um presente único e especial, cujo o valor está na alegria de expressar gratidão e amizade.
 
Saiba mais sobre Octavio Cardoso clicando AQUI
 
 
 
 
 
 

Franco Soares

Ilustrador, professor, empreendedor, webdesigner, idealizador do Projeto Roraima em Quadrinhos.

A arte do desenho como meio de difundir a alegria e paz, fazendo do mundo um lugar melhor para se viver.