.

Um presente especial - HQ FRED GOL em Quadrinhos


Seguindo o exemplo de sucesso de ilustradores que tiveram seus trabalhos reconhecidos ao serem descobertos por personalidades famosas de grande influência no cenário nacional e internacional, busquei uma opção que pudesse ir além de uma simples caricatura. Algo que retratasse um momento especial, marcante para o personagem a ser caricaturado.

Passei a direcionar meus pensamentos em busca de alguma ideia que atendesse as premissas que coloquei.

Em uma noite correndo pela Av. Ville Roy, uma das principais avenidas de minha cidade Boa Vista, capital de Roraima, extremo norte do Brasil, me veio a ideia que por alguns minutos me fez parar a corrida e seguir caminhando, como se assim eu pudesse melhor me sintonizar com o pensamento que agora fluía lentamente em minha cabeça.

Uma única página de Quadrinhos de um momento decisivo de um jogador famoso. Um gol, uma defesa, um título, uma jogada, enfim, agora o pensamento tomava uma forma mais nítida e vibrante.

Como tricolor de coração, o primeiro jogador que me veio em mente foi Fred, o FRED GOL. Afinal de contas teria de sobra gols decisivos com a camisa do Fluminense no repertório do craque, principalmente em jogos contra o principal adversário, o Flamengo.

Um voleio espetacular no Fla x Flu no segundo turno do Brasileirão de 2012. Também naquele mesmo ano, no Fla x Flu do centenário, Fred também deixou o dele em ótima jogada de Thiago Neves cruzando na área pra chegada do artilheiro tricolor.

No entanto, segurei meu coração tricolor e lembrei da decisão da Copa das Confederações de 2013, quando o Brasil derrotou a poderosa Espanha, a campeã mundial da época, e que vivia um momento de 29 jogos de invencibilidade.

A vitória canarinho se tornou realidade com 2 gols de Fred e 1 de Neymar.

Além da brilhante atuação, Fred fez o gol do título, que também lhe deu o troféu de artilheiro da competição com 5 gols marcados, ao lado do espanhol Fernando Torres.

Não tive dúvidas, estava decidido, seria este gol decisivo de Fred em seu melhor momento na seleção Brasileira de Futebol que eu transformaria em Quadrinhos.

Com o pensamento organizado e a decisão tomada, voltei a minha corrida noturna em Boa Vista.

 
Do roteiro a arte final



No dia seguinte a ideia que me havia ocorrido durante uma simples corrida diária, lá estava eu na frente do computador, assistindo o gol decisivo.

Depois de assistir de diferentes ângulos, escrevi o roteiro daquela HQ que chamei FRED GOL.

Escrevi os textos da narrativa e dos balões de diálogo. Defini o número de quadros, os ângulos e desenhos que iriam compor os seis quadros da HQ.

Fiz o esboço por meio de rabiscos, no estilo homem palito. Isso me fez voltar no tempo, de quando criança, desenhava gols de jogos do Fluminense em meus cadernos de escola.

Definido o esboço, fiz a arte final e colorização.

 
A oportunidade em um nicho de mercado

Foi durante a colorização que percebi que talvez estivesse naquele momento diante da possibilidade da descoberta de um nicho de mercado ainda a ser explorado pela arte dos quadrinhos.

Não o fato de os quadrinhos não terem encontrado o futebol, não, não é isso. Isso já existe. O Estadão publicou a História do Penta, entre outras.

O que estou falando é da possibilidade da encomenda de uma única página em quadrinhos de um momento decisivo e especial de um jogador. Uma única página que pudesse se tornar um quadro memorável na sala da casa, ou na sala de jogos, no clube, em uma camiseta, em um jornal de esporte, em papel de parede, e por fim compor uma HQ completa com todos os gols do artilheiro em um determinado campeonato.

As possibilidades são muitas.

 

Um presente Especial

Bom, colocado todos os pontos acima, espero ter deixado claro que a intenção inicial foi contar com a ajuda de alguém especial para a divulgação de minha arte.

No entanto unir essa possibilidade com o verdadeiro sentimento de gratidão e admiração por alguém especial como Fred, não só pelo seu futebol, mas pela pessoa, é bom demais.

Independente de alcançar ou não o objetivo de divulgar o meu trabalho como um ilustrador, aqui do extremo norte do Brasil, em busca de um lugar ao sol, digo que este trabalho envolveu um sentimento de agradecimento pelas alegrias que Fred tanto nos deu aos finais de semana, quando junto com meu pai, meus filhos e irmão, vibrávamos com seus gols com a camisa do Fluminense.

Desejo de coração, muito sucesso no novo desafio que Fred tem em sua nova jornada, desta vez com a camisa do Atlético Mineiro.



Franco Soares

Ilustrador, professor, empreendedor, webdesigner, idealizador do Projeto Roraima em Quadrinhos.

A arte do desenho como meio de difundir a alegria e paz, fazendo do mundo um lugar melhor para se viver.