Projeto Roraima em Quadrinhos


Ilustração: Esboço de um dos desenhos da historinha "Marreta dos velhos carnavais"  

Utilizando o modelo Webcomics, ou quadrinhos on-line, cuja publicação é veiculada exclusivamente pela Internet, estaremos produzindo histórias relacionadas a personagens que deram sua parcela de contribuição para o desenvolvimento do Estado de Roraima. Independente de qual área for, educação, arte e cultura, esporte, política, etc...

O projeto envolve a participação popular por meio da internet. O internauta poderá se cadastrar no portal Desenhando Arte, e a partir daí sugerir um tema ou personagem, bem como nos fornecer referências textuais, documentais e de imagem enriquecendo a história a ser contada.

A ideia é contar pequenas passagens de acontecimentos relevantes de determinado personagem. A primeira história a ser contada envolve o personagem “Marreta”, apelido de Raimundo Soares, meu avô paterno, músico que com o seu saxofone encantava por onde passava. Abordará os velhos carnavais de Boa Vista, em especial as batalhas de confete que aconteciam em diferentes locais da capital, e levavam diversão, arte e cultura ao povo. 
O segundo personagem será “Jesus Cruz”, fazendeiro tradicional que contribuiu com a educação ao criar em suas fazendas, escolas que levavam conhecimento as crianças da região. Essa historinha, tem um significado sentimental, pois Jesus Cruz foi meu avô materno, me mostrou os primeiros traços ao desenhar animais do campo, como cavalo, vaca, boi, tamanduá, etc...
  O mesmo personagem pode ilustrar várias pequenas histórias. Desta forma, com historinhas de 3 a 4 páginas conseguiremos produzir dentro de um intervalo de tempo que proporcione uma periodicidade que irá variar entre intervalos de 1, 2 a 3 meses, considerando o trabalho de pesquisa, roteiro, desenho e arte-final.  

Franco Soares

Ilustrador, professor, empreendedor, webdesigner, idealizador do Projeto Roraima em Quadrinhos.

A arte do desenho como meio de difundir a alegria e paz, fazendo do mundo um lugar melhor para se viver.